Que canários escolher?
24-11-2012 01:38Se quer iniciar uma criação de canários, deverá avaliar um conjunto de situações básicas.
Destas destacaria:
-Local adequado
-Disponibilidade de tempo
-Alguns exemplares
O local deverá ser arejado, naturalmente iluminado, coberto, fechado e de fácil acesso. Por outro lado, deverá ser inacessível a predadores, nomeadamente gatos, raposas, muscelídeos, etc., incluindo aves predadoras.
Deverá poder dedicar às aves, pelo menos, uma hora diária, para alimentar, verificar, limpar e contemplar a sua beleza e/ou o seu canto. Pode parecer muito tempo, ao início, mas, na devida altura, será necessário substituir os ovos, anilhar os pequenotes... tudo dependendo, claro, do número de aves que possuir.
Deve iniciar a criação apenas com dois ou três casais. Se, ao fim de alguns meses se arrepender, não será difícil desfazer-se deles. Deverá escolher aves relativamente baratas, para prevenir qualquer mau-estar económico, em caso de arrependimento. Seja qual for a cor que escolher (desaconselho os de factor vermelho para o início) nunca adquira qualquer ave mesclada, isto é, que não tenha cor uniforme.
A não ser que opte por uma raça de porte, cuja maioria não dá importância à uniformidade da cor, apesar de o comum dos mortais apreciar a uniformidade, seja qual for a raça. A excepção é a raça nacional "Arlequim Português" que obriga a ter um conjunto mínimo de cores.
Não coloque os canários todos juntos, machos e fêmeas. Por um lado, não conseguirá controlar quem serão os progenitores dos juvenis; por outro lado, as lutas territoriais entre os machos (e entre as próprias fêmeas) reduzirá bastante a sua capacidade reprodutória. Cada casal, sua gaiola. O número de gaiolas, suficientemente espaçosas, deve ter em conta que os canários irão gerar descendência, e para tanto, prever os devidos espaços para os juvenis.
Recomendo que se inicie com canários amarelos, tendo o cuidado de pedir ao vendedor que aparelhe um exemplar de cor intensa com um de tom nevado. O "intenso" tem um aspecto mais delgado, com as penas mais curtas e aderentes, o "nevado" tem as penas mais longas e mais soltas, com aspecto mais "gordinho".
Um casal de "intensos" gera filhotes mais pequenos, de penas mais ralas, menos robustos; um casal de "nevados" origina pássaros aparentemente de maior tamanho, mas com penas mais longas, menos aderentes, e muito propícias à formmação de quistos, muitas vezes causadores de perdas avultadas no plantel.
Boa sorte.